SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2O ENSINO DA FÍSICA DO SOM BASEADO EM INVESTIGAÇÕESINNOVATING TEXTBOOK AND TEACHERS: A CHALLENGE TENSION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

PECHLIYE, Magda Medhat  and  TRIVELATO, Silvia Luzia Frateschi. SOBRE O QUE PROFESSORES DE ECOLOGIA REFLETEM QUANDO FALAM DE SUAS PRÁTICAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2005, vol.7, n.2, pp.105-118. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172005070203.

Esta pesquisa analisa a fala de professores com práticas consideradas, pela comunidade, como diferenciadas. Cinco entrevistas do trabalho de Motokane (2000) foram selecionadas para análise, com base no critério responsabilidade utilizado por Dewey como atitude fundamental para caracterizar o processo reflexivo. São destacadas falas dos entrevistados que exemplificam os itens selecionados para a análise. A partir dos resultados obtidos conclui-se ser fundamental que nos cursos de formação de professores a reflexão seja alvo de estudo aprofundado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )