SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2O ENSINO DA FÍSICA DO SOM BASEADO EM INVESTIGAÇÕESLIVRO DIDÁTICO INOVADOR E PROFESSORES: UMA TENSÃO A SER VENCIDA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

PECHLIYE, Magda Medhat  y  TRIVELATO, Silvia Luzia Frateschi. SOBRE O QUE PROFESSORES DE ECOLOGIA REFLETEM QUANDO FALAM DE SUAS PRÁTICAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2005, vol.7, n.2, pp.105-118. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172005070203.

Esta pesquisa analisa a fala de professores com práticas consideradas, pela comunidade, como diferenciadas. Cinco entrevistas do trabalho de Motokane (2000) foram selecionadas para análise, com base no critério responsabilidade utilizado por Dewey como atitude fundamental para caracterizar o processo reflexivo. São destacadas falas dos entrevistados que exemplificam os itens selecionados para a análise. A partir dos resultados obtidos conclui-se ser fundamental que nos cursos de formação de professores a reflexão seja alvo de estudo aprofundado.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )