SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2SOBRE O QUE PROFESSORES DE ECOLOGIA REFLETEM QUANDO FALAM DE SUAS PRÁTICASREPRESENTAÇÕES DE UM GRUPO DE DOCENTES SOBRE DROGAS: ALGUNS ASPECTOS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

CARNEIRO, Maria Helena da Silva  and  MOL, Wildson Luiz Pereira dos Santos Gerson de Souza. LIVRO DIDÁTICO INOVADOR E PROFESSORES: UMA TENSÃO A SER VENCIDA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2005, vol.7, n.2, pp.119-130. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172005070204.

A adoção de livros didáticos de Ciências que incorporem abordagens metodológicas inovadoras pode contribuir para mudanças na prática docente. O objetivo deste artigo é discutir a função pedagógica do livro didático e sua relação com o professor e analisar concepções de um grupo de professores que adotou um livro didático inovador a respeito das características que eles identificam nesse livro. A análise dessas concepções evidencia uma tensão entre o anseio de adotar mudanças de estratégias indicadas pelo livro didático e as dificuldades de desenvolver práticas diferenciadas das convencionais. Essa tensão leva os professores à, contraditoriamente, apontarem aspectos inovadores do livro, tanto de forma positiva como de forma negativa. Reflexões relativas à formação de professores são discutidas ao final do artigo.

Keywords : livro didático; ensino de Química; formação de professores..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )