SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2INNOVATING TEXTBOOK AND TEACHERS: A CHALLENGE TENSIONContributions of Discourse Analysis and Fleck's epistemology to the comprehension of Popular Science and its introduction in science classrooms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

CAVALCANTE, Cláudia Virginia Galindo et al. REPRESENTAÇÕES DE UM GRUPO DE DOCENTES SOBRE DROGAS: ALGUNS ASPECTOS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2005, vol.7, n.2, pp.131-140. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172005070205.

O abuso de drogas é atualmente um grave problema de saúde pública e a escola básica deve contribuir com a sua prevenção. O objetivo do trabalho foi identificar as representações sociais dos professores de um grupo de professores de educação básica sobre drogas. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um formulário que continha a seguinte sentença: Para você, drogas são... , aplicado a um grupo de 75 docentes. Utilizando procedimentos da análise de conteúdo buscamos identificar alguns aspectos das representações destes profissionais. Verificamos que estes entendem drogas como algo extremamente maléfico, que produz danos muitas vezes irreversíveis. Programas de formação inicial e continuada devem levar em consideração estas representações e colaborar na ampliação destas.

Keywords : docentes; representações socais; drogas de abuso..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )