SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2LIVRO DIDÁTICO INOVADOR E PROFESSORES: UMA TENSÃO A SER VENCIDACONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO DISCURSO E DA EPISTEMOLOGIA DE FLECK PARA A COMPREENSÃO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E SUA INTRODUÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

CAVALCANTE, Cláudia Virginia Galindo et al. REPRESENTAÇÕES DE UM GRUPO DE DOCENTES SOBRE DROGAS: ALGUNS ASPECTOS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2005, vol.7, n.2, pp.131-140. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172005070205.

O abuso de drogas é atualmente um grave problema de saúde pública e a escola básica deve contribuir com a sua prevenção. O objetivo do trabalho foi identificar as representações sociais dos professores de um grupo de professores de educação básica sobre drogas. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um formulário que continha a seguinte sentença: Para você, drogas são... , aplicado a um grupo de 75 docentes. Utilizando procedimentos da análise de conteúdo buscamos identificar alguns aspectos das representações destes profissionais. Verificamos que estes entendem drogas como algo extremamente maléfico, que produz danos muitas vezes irreversíveis. Programas de formação inicial e continuada devem levar em consideração estas representações e colaborar na ampliação destas.

Palabras clave : docentes; representações socais; drogas de abuso..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )