SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue3Concepções prévias de alunos de terceiro ano do Ensino Médio a respeito de temas na área de GenéticaTheory-practice relationship in the qualification of educators and its meaning to the pedagogical practice of biology teacher author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

MENDES, Regina  and  MUNFORD, Danusa. DIALOGANDO SABERES - PESQUISA E PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2005, vol.7, n.3, pp.30-39. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172005070304.

É com prazer que apresentamos este número especial da Revista Ensaio, intitulado "Dialogando Saberes - pesquisa e prática de ensino na formação de professores de ciências". Nele, através de trabalhos exemplares do que tem sido produzido na Prática de Ensino do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFMG, pretendemos apresentar um panorama dessa produção e das suas implicações às discussões sobre a relação entre pesquisa e prática docente que têm despontado na literatura em ensino de ciências. No momento em que amplas discussões sobre a Reforma Curricular têm se colocado nas IFES, consideramos que este se torna um espaço privilegiado para um debate sobre como a formação de nossos futuros professores têm sido encaminhada nos diferentes cursos de licenciatura dessas instituições. Organizamos este artigo introdutório em duas partes principais. Inicialmente, procuramos situar nossa experiência no contexto destas discussões acerca da formação inicial de professores, apontando o seu significado e contribuição para o debate. Na segunda parte do texto, apresentamos uma breve descrição dos trabalhos deste número especial.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )