SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Concepções prévias de alunos de terceiro ano do Ensino Médio a respeito de temas na área de GenéticaA RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR E SEU SIGNIFICADO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE BIOLOGIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

MENDES, Regina  e  MUNFORD, Danusa. DIALOGANDO SABERES - PESQUISA E PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2005, vol.7, n.3, pp.30-39. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172005070304.

É com prazer que apresentamos este número especial da Revista Ensaio, intitulado "Dialogando Saberes - pesquisa e prática de ensino na formação de professores de ciências". Nele, através de trabalhos exemplares do que tem sido produzido na Prática de Ensino do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFMG, pretendemos apresentar um panorama dessa produção e das suas implicações às discussões sobre a relação entre pesquisa e prática docente que têm despontado na literatura em ensino de ciências. No momento em que amplas discussões sobre a Reforma Curricular têm se colocado nas IFES, consideramos que este se torna um espaço privilegiado para um debate sobre como a formação de nossos futuros professores têm sido encaminhada nos diferentes cursos de licenciatura dessas instituições. Organizamos este artigo introdutório em duas partes principais. Inicialmente, procuramos situar nossa experiência no contexto destas discussões acerca da formação inicial de professores, apontando o seu significado e contribuição para o debate. Na segunda parte do texto, apresentamos uma breve descrição dos trabalhos deste número especial.

        · texto em Português     · Português ( pdf )