SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3DIALOGANDO SABERES - PESQUISA E PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

TEIXEIRA, Lia Cardoso Rocha Saraiva  e  OLIVEIRA, Ana Mourão. A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR E SEU SIGNIFICADO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE BIOLOGIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2005, vol.7, n.3, pp.40-49. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172005070305.

Observações e experiências em nossa formação docente nos levaram a questionar a eficiência da aprendizagem por abordagens essencialmente práticas. Este estudo analisa como é trabalhada a relação teoria-prática na dinâmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais e as conseqüências dessa abordagem na formação e prática pedagógica dos professores nele graduados. As ementas de algumas disciplinas foram cruzadas com os dados obtidos por meio de questionários submetidos a professores, alunos e ex-alunos desse curso. Com auxilio da literatura especializada conseguimos aprofundar a compreensão dos mecanismos de articulação e/ou dissociação entre teoria e prática, o que poderá contribuir para a construção de um currículo mais coerente com a realidade da sala de aula da educação básica.

Palavras-chave : relação teoria-prática; mediação didática; formação de professores de ciências..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )