SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1SCIENTIFIC EDUCATION IN BACHELARD'S PERSPECTIVE: TEACHING AS FORMATIONThe insertion of scientific concepts in the daily pertaining to school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

MOREIRA, Adelson Fernandes  and  BORGES, Oto. BASES PARA UM REFERENCIAL TEÓRICO SOBRE O FENÔMENO DA COGNIÇÃO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2006, vol.8, n.1, pp.23-38. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172006080103.

Apresentamos um referencial teórico para investigar a sala de aula, que articulamos a partir das seguintes matrizes teórico-metodológicas: cognição situada, etnometodologia, fundamentos biológicos da cognição, cognição distribuída e fenomenologia. Discutimos as contribuições que extraímos dessas matrizes ao longo de uma investigação que comparou as práticas de interpretação de alunos em diferentes ambientes de aprendizagem. Com base nessa discussão propomos direções para olhar a sala de aula, que se articulam em torno da afirmação da cognição como fenômeno. A cognição, como processo de produção de conhecimento, é materialmente e socialmente distribuída. Portanto, é situada e, como fenômeno, expressa a ação de uma consciência que se projeta para fora do indivíduo, constituindo os objetos do mundo.

Keywords : ambientes de aprendizagem; cognição situada; fenomenologia..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )