SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA PERSPECTIVA BACHELARDIANA: Ensino Enquanto FormaçãoA INSERÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO COTIDIANO ESCOLAR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

MOREIRA, Adelson Fernandes  y  BORGES, Oto. BASES PARA UM REFERENCIAL TEÓRICO SOBRE O FENÔMENO DA COGNIÇÃO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2006, vol.8, n.1, pp.23-38. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172006080103.

Apresentamos um referencial teórico para investigar a sala de aula, que articulamos a partir das seguintes matrizes teórico-metodológicas: cognição situada, etnometodologia, fundamentos biológicos da cognição, cognição distribuída e fenomenologia. Discutimos as contribuições que extraímos dessas matrizes ao longo de uma investigação que comparou as práticas de interpretação de alunos em diferentes ambientes de aprendizagem. Com base nessa discussão propomos direções para olhar a sala de aula, que se articulam em torno da afirmação da cognição como fenômeno. A cognição, como processo de produção de conhecimento, é materialmente e socialmente distribuída. Portanto, é situada e, como fenômeno, expressa a ação de uma consciência que se projeta para fora do indivíduo, constituindo os objetos do mundo.

Palabras clave : ambientes de aprendizagem; cognição situada; fenomenologia..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )