SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1BASES PARA UM REFERENCIAL TEÓRICO SOBRE O FENÔMENO DA COGNIÇÃOFORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE PESQUISA A PARTIR DA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

MANECHINE, Selma Rosana Santiago; GABINI, Wanderlei Sebastião; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade  and  DINIZ, Renato Eugênio da Silva. A INSERÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO COTIDIANO ESCOLAR. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2006, vol.8, n.1, pp.39-48. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172006080104.

O presente estudo destaca a valorização do processo de aprendizagem enfatizando a integração de disciplinas e a contextualização do ensino. O instrumento integrador desse estudo foi a produção de óleos essenciais, envolvendo conceitos científicos relacionados às disciplinas de Química, Matemática, Biologia e Geografia. Após responderem a um questionário prévio sobre determinada empresa, os alunos visitaram-na, juntamente com os professores, levantando dados a respeito da substância alfabisabolol, da exploração da matéria-prima, da produção e da comercialização. Percebeu-se um destacado envolvimento desses alunos nas atividades desenvolvidas durante o Projeto em virtude dos conceitos tratados integrarem-se à sua realidade pessoal, social e cultural.

Keywords : ensino médio; interdisciplinaridade; ensino de conceitos científicos..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )