SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE PESQUISA A PARTIR DA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTECONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM TEXTOS DIDÁTICOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

FABRICIO, Maria de Fátima Lima; JOFILI, Zélia Maria Soares; SEMEN, Luiza Suely Martins  e  LEAO, Ana Maria dos Anjos Carneiro. A COMPREENSÃO DAS LEIS DE MENDEL POR ALUNOS DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA LICENCIATURA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2006, vol.8, n.1, pp.59-72. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172006080106.

A dificuldade em compreender a transmissão dos caracteres hereditários, regidos pelas leis de Mendel é observada no ensino médio (EM) e superior (ES), possivelmente devido ao despreparo em conteúdos anteriores. Os objetivos deste estudo foram testar esta hipótese e verificar como essas dificuldades evoluíam no ES. Um questionário foi aplicado em turmas de EM e de ES (Licenciatura em Biologia, de três IES do Recife) para identificar as dificuldades dos alunos. Paralelamente, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas semi- estruturadas com os docentes de ambos os níveis, para identificar a percepção dos mesmos quanto às dificuldades de seus alunos e quais ações desenvolvem para ajudá-los. Quanto aos resultados, os problemas identificados no EM persistem entre os alunos do ES, a despeito do maior acesso a informações, o que se torna preocupante, pois os atuais alunos do ES serão os futuros professores do EM.

Palavras-chave : Leis de Mendel; aprendizagem conceitual; formação de professores..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )