SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1The understanding of Mendel's laws by students of Biology during secondary school and undergraduation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

SOUZA, Suzani Cassiani de. CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM TEXTOS DIDÁTICOS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2006, vol.8, n.1, pp.73-82. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172006080107.

O trabalho discute o uso de textos numa escola de jovens e adultos, com um sistema de ensino individualizado localizado no interior do estado de São Paulo, na disciplina de ciências. Tomando como referência a análise do discurso da escola francesa, o trabalho enfatiza como alguns aspectos, considerados negativos pelos professores, puderam detonar propostas de mudanças, visando a melhoria do ensino naquela escola. Dentre esses aspectos negativos, cito a precariedade do material didático, atravessado pelo silêncio que foi imposto pelo político na época da ditadura. Também levanto a questão de que este mesmo material didático tão criticado pelos professores, pôde levar os estudantes à leituras e interpretações inesperadas, levando-nos a supor que as leituras dependem muito mais da interação entre os sujeitos e os textos, do que necessariamente do dizer do autor.

Keywords : ensino de ciências; análise do discurso; educação de jovens e adultos..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )