SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1A COMPREENSÃO DAS LEIS DE MENDEL POR ALUNOS DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA LICENCIATURA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

SOUZA, Suzani Cassiani de. CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM TEXTOS DIDÁTICOS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2006, vol.8, n.1, pp.73-82. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172006080107.

O trabalho discute o uso de textos numa escola de jovens e adultos, com um sistema de ensino individualizado localizado no interior do estado de São Paulo, na disciplina de ciências. Tomando como referência a análise do discurso da escola francesa, o trabalho enfatiza como alguns aspectos, considerados negativos pelos professores, puderam detonar propostas de mudanças, visando a melhoria do ensino naquela escola. Dentre esses aspectos negativos, cito a precariedade do material didático, atravessado pelo silêncio que foi imposto pelo político na época da ditadura. Também levanto a questão de que este mesmo material didático tão criticado pelos professores, pôde levar os estudantes à leituras e interpretações inesperadas, levando-nos a supor que as leituras dependem muito mais da interação entre os sujeitos e os textos, do que necessariamente do dizer do autor.

Palavras-chave : ensino de ciências; análise do discurso; educação de jovens e adultos..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )