SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2FUNDAMENTOS TEÓRICOS QUE ENVOLVEM A CONCEPÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS NATURAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

BARROS, Marcelo Alves et al. ENTRE A QUEIXA E A REFLEXÃO: A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS NO DISCURSO DE UM GRUPO DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2006, vol.8, n.2, pp.111-120. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172006080203.

Este trabalho tem como objetivo compreender o processo de mudanças no discurso de um grupo de professoras de ciências do ensino fundamental que participaram de um curso de formação continuada. Ao analisar nossos dados foi possível identificar quatro etapas: a primeira, caracterizou-se por uma situação marcada por uma queixa generalizada; a segunda, pela necessidade de capacitação pelas professoras e a superação das deficiências de conteúdo decorrentes da precária formação no magistério; a terceira, por uma ênfase nos aspectos metodológicos das atividades de ensino e; a quarta, por um engajamento e uma postura mais reflexiva. Para interpretar nossos resultados utilizamos um esquema heurístico de orientação psicanalítica, denominado captura por discursos. Entre as principais conclusões podemos destacar que para que haja mudança do discurso da queixa para a reflexão o professor deve deslocar-se da castração imaginária para a castração simbólica, abandonando sua posição de impotência e resgatando sua autoridade perdida.

Palavras-chave : formação de professores; ensino de ciências; psicanálise e educação..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )