SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Between the complaint and the reflection: the promotion of changes in the speech of a group of teachers of sciences of basic educationModels and modelizations in education: a study of the alimentary chain author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

TEIXEIRA, Francimar Martins. FUNDAMENTOS TEÓRICOS QUE ENVOLVEM A CONCEPÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS NATURAIS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2006, vol.8, n.2, pp.121-132. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172006080204.

Analisamos entendimentos do que são conceitos científicos e as situações didáticas para o ensino e aprendizagem que deles depreendem-se. Em um primeiro entendimento, tais conceitos são vistos como rótulos que nomeiam conjuntos de atributos ou propriedades perceptíveis, dados objetivos e fatos encontrados no mundo. Em contraposição, há o entendimento de que conceitos científicos são substantivos que compactuam uma rede flexível de conhecimentos articulados e concatenados. Em relação aos processos de ensino e aprendizagem, identificamos que no primeiro entendimento há ênfase no aprendizado de definições e na execução de experimentos que evidenciem as propriedades que o conceito define, enquanto no segundo entendimento o foco é a capacidade de articulação de informações em função do contexto em que ele é empregado.

Keywords : conceitos científicos; definições; rede de conhecimentos..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )