SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2ENTRE A QUEIXA E A REFLEXÃO: A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS NO DISCURSO DE UM GRUPO DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTALMODELOS E MODELIZAÇÕES NO ENSINO: UM ESTUDO DA CADEIA ALIMENTAR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

TEIXEIRA, Francimar Martins. FUNDAMENTOS TEÓRICOS QUE ENVOLVEM A CONCEPÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS NATURAIS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2006, vol.8, n.2, pp.121-132. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172006080204.

Analisamos entendimentos do que são conceitos científicos e as situações didáticas para o ensino e aprendizagem que deles depreendem-se. Em um primeiro entendimento, tais conceitos são vistos como rótulos que nomeiam conjuntos de atributos ou propriedades perceptíveis, dados objetivos e fatos encontrados no mundo. Em contraposição, há o entendimento de que conceitos científicos são substantivos que compactuam uma rede flexível de conhecimentos articulados e concatenados. Em relação aos processos de ensino e aprendizagem, identificamos que no primeiro entendimento há ênfase no aprendizado de definições e na execução de experimentos que evidenciem as propriedades que o conceito define, enquanto no segundo entendimento o foco é a capacidade de articulação de informações em função do contexto em que ele é empregado.

Palabras clave : conceitos científicos; definições; rede de conhecimentos..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )