SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Theoretical foundations which involve the conception of scientific concepts in the construction of knowledge in the natural sciencesPost-modernity and educative interdisciplinary: complex thought and integrative reconciliation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

PAZ, Alfredo Müllen da; ABEGG, Ilse; ALVES FILHO, José de Pinho  and  OLIVEIRA, Vera Lúcia Bahl de. MODELOS E MODELIZAÇÕES NO ENSINO: UM ESTUDO DA CADEIA ALIMENTAR. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2006, vol.8, n.2, pp.133-146. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172006080205.

Este trabalho aborda o processo de modelização no Ensino de Ciências Naturais, mais especificamente no ensino de Biologia. Primeiramente, abordam-se conceitualmente modelos e modelizações no ensino de ciências. Após esse procedimento é apresentado o exemplo de modelização da cadeia alimentar e, por fim, descreve-se uma situação transcorrida em sala de aula na qual é analisado o processo de ensino aprendizagem, mediado pelos modelos. Para tanto, utilizou-se uma situação didática desenvolvida na 4a série do ensino fundamental sobre o tema "cadeia alimentar". Foram utilizados nesse processo de ensino, os modelos e representações apresentadas em livros didáticos de diferentes séries, inclusive dos níveis médio e superior. Como conclusões, apontamos que os modelos devem ser utilizados como recursos aproximativos e não como realidades; como instrumentos de explicação e previsão produzidos com a intenção de uma melhor compreensão dos problemas educativos enfrentados. Nesse processo, é fundamental o papel do professor na implementação das situações de interação e aprendizagem necessárias.

Keywords : modelos e modelizações; ensino de ciências; cadeia alimentar..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )