SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2MODELOS E MODELIZAÇÕES NO ENSINO: UM ESTUDO DA CADEIA ALIMENTARUMA RELEITURA DO PAPEL DA PROFESSORA DAS SÉRIES INICIAIS NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DAS CRIANÇAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

BATISTA, Irinéa de Lourdes  e  SALVI, Rosana Figueiredo. PERSPECTIVA PÓS-MODERNA E INTERDISCIPLINARIDADE EDUCATIVA: PENSAMENTO COMPLEXO E RECONCILIAÇÃO INTEGRATIVA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2006, vol.8, n.2, pp.147-160. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172006080206.

O mundo contemporâneo está passando por processos de transformação muito rápidos e profundos. Um dos aspectos mais interessantes nesse novo período é a aceitação de que teorias, conceitos, modelos e soluções anteriormente considerados suficientes na resolução de problemas científicos e sociais passam por um crivo crítico e se dão como alvo de questionamentos, o que nos leva a pensar que o que está realmente em crise é o modelo de civilização no seu todo, ou seja, o paradigma da Modernidade. O princípio de complexidade estabelece-se como desafio e motivação para pensar e o princípio da fragmentação como uma redução mutilante do pensamento. A aceitação de tais argumentos nos remete à interdisciplinaridade no ensino como uma prática possível de ser implementada e um caminho metodológico que dão origem a um diálogo entre saberes, ressaltando o caráter de integrar conhecimentos que se dão em separado. Propomos que tal concepção proporciona um processo de reconciliação integrativa capaz de preparar o aluno para a interpretação e ação de/em sua realidade.

Palavras-chave : Pós-modernidade; pensamento complexo; interdisciplinaridade; ensino-aprendizagem; reconciliação integrativa..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )