SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1The experience of a group of teachers involving Chemistry teaching and Information and Communication Technologies (ICT)Nature social representations and their importance to environmental education: a research in four schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

HOFFMANN, Marilisa Bialvo  and  SCHEID, Neusa Maria John. ANALOGIAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2007, vol.9, n.1, pp.18-31. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172007090103.

São muitas as reflexões em torno do papel das analogias como ferramenta didática na construção do conhecimento, tendo vários autores se dedicado ao estudo desse tema, como forma de aprimorar e enriquecer as informações já pesquisadas. Este trabalho evidenciou as analogias presentes em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, investigando quais são essas analogias e em quais categorias se encontram. Por fim, por meio dos resultados desta pesquisa, analisou-se o valor das analogias presente nos livros didáticos como ferramenta no Ensino de Biologia.

Keywords : analogias; livros didáticos; ensino de biologia..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )