SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Analogies as didactic tool in Biology educationFreireanas contributions for the contextualization in teaching of Chemistry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

FALCAO, Eliane Brígida Morais  and  ROQUETTE, Gustavo Sulzer. As representações sociais de natureza e sua importância para a educação ambiental: uma pesquisa em quatro escola. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2007, vol.9, n.1, pp.32-48. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172007090104.

Identificar a representação social de natureza tem-se mostrado caminho adequado à compreensão das atitudes de cidadãos em relação à natureza e meio ambiente. Os resultados relatados neste artigo referem-se à pesquisa comparativa que envolveu estudantes do Ensino Fundamental de quatro escolas (zona urbana e zona rural, públicas e privadas) do Rio de Janeiro. As representações sociais de natureza dos estudantes foram identificadas a partir de questionários e entrevistas e trabalhou-se com a abordagem qualitativa proposta por Lefèvre: a análise do discurso do sujeito coletivo (DSC). Os resultados mostraram que prevalece, entre os estudantes investigados, a idéia de separação homem-natureza e detectou-se a influência dos diferentes contextos onde os estudantes viviam e estudavam: agrícola, sócio-econômico, de pressão do vestibular e de aspectos do ensino religioso. Foi possível, assim, associar as representações sociais de natureza expressas, em cada grupo de estudantes, a padrões mais amplos da cultura e também aos contextos sociais e escolares desses estudantes. Ressalta-se que os dados da pesquisa mostram que ações na escola influenciam o comportamento dos estudantes e, nesse sentido, relembram que ações educacionalmente apropriadas podem gerar resultados mais desejáveis, por exemplo, no que se refere às representações de natureza dos estudantes.

Keywords : natureza; meio ambiente; estudantes do ensino fundamental..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )