SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Nature social representations and their importance to environmental education: a research in four schoolsCultura Científico-Tecnológica na Educação Básica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

COELHO, Juliana Cardoso  and  MARQUES, Carlos Alberto. Contribuições freireanas para a contextualização no ensino de Química. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2007, vol.9, n.1, pp.49-61. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172007090105.

Ao se investigar o ensino de Química em escolas situadas na região de mineração do carvão em Criciúma (SC), argumenta-se sobre a necessidade de um trabalho pedagógico mais amplo envolvendo as situações de contexto, para que haja uma aproximação dos temas químicos sociais ao referencial freireano e da Química Verde. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de professores em duas etapas: um questionário, que objetivou analisar a compreensão dos mesmos sobre as situações-problema cotidianas do contexto local e, em seguida, uma entrevista com professores, que foi precedida pela leitura de um texto que caracteriza aquele ambiente da mineração do carvão como área crítica nacional em termos de controle da poluição. A interpretação das entrevistas dos professores foi conduzida pela Análise Textual Discursiva e os resultados apontaram que não havia uma compreensão mais ampla da realidade que os cerca e de sua não utilização no ensino de Química. Há o predomínio de abordagens descontextualizadas e distantes das vivências e saberes dos alunos sobre o contexto em questão.

Keywords : ensino de química; contextualização; química verde..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )