SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Freireanas contributions for the contextualization in teaching of ChemistryEnsinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

SOUZA, Carlos Alberto; BASTOS, Fábio da Purificação de  and  ANGOTTI, José André Peres. Cultura Científico-Tecnológica na Educação Básica. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2007, vol.9, n.1, pp.62-71. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172007090106.

Apesar de a sociedade estar permeada pelos conhecimentos científico- tecnológicos, reconhecemos seu distanciamento da cultura das pessoas em geral, inclusive daqueles que concluem a escolaridade básica neste país. Há um convívio cotidiano com o desconhecido. Apesar das políticas públicas contemplarem avanços na melhoria da escolaridade básica, afirmamos que ainda precisamos agir para aproximar os conhecimentos científico-tecnológicos da sala de aula. Os próprios currículos não reconhecem o potencial dos Meios Tecnológico-Comunicativos nas práticas escolares. Minimizar esta situação, incorporando estes recursos no trabalho pedagógico, pode favorecer a inclusão que deve ser um compromisso político dos educadores.

Keywords : conhecimentos científico-tecnológicos; meios tecnológico-comunicativos; cultura..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )