SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Contribuições freireanas para a contextualização no ensino de QuímicaEnsinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

SOUZA, Carlos Alberto; BASTOS, Fábio da Purificação de  y  ANGOTTI, José André Peres. Cultura Científico-Tecnológica na Educação Básica. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2007, vol.9, n.1, pp.62-71. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172007090106.

Apesar de a sociedade estar permeada pelos conhecimentos científico- tecnológicos, reconhecemos seu distanciamento da cultura das pessoas em geral, inclusive daqueles que concluem a escolaridade básica neste país. Há um convívio cotidiano com o desconhecido. Apesar das políticas públicas contemplarem avanços na melhoria da escolaridade básica, afirmamos que ainda precisamos agir para aproximar os conhecimentos científico-tecnológicos da sala de aula. Os próprios currículos não reconhecem o potencial dos Meios Tecnológico-Comunicativos nas práticas escolares. Minimizar esta situação, incorporando estes recursos no trabalho pedagógico, pode favorecer a inclusão que deve ser um compromisso político dos educadores.

Palabras clave : conhecimentos científico-tecnológicos; meios tecnológico-comunicativos; cultura..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )