SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Cultura Científico-Tecnológica na Educação BásicaTHE TEACHER AS A "PLACE": A METAPHOR FOR UNDERSTANDING THE TEACHER ACTIVITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

MUNFORD, Danusa  and  LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro e. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo?. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2007, vol.9, n.1, pp.72-89. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172007090107.

Este trabalho objetiva apresentar e discutir fundamentos teóricos e filosóficos do ensino por investigação, procurando abordar algumas concepções dessa abordagem que são consideradas pouco apropriadas. Essa perspectiva de ensino vem orientando um curso de pós-graduação lato senso, ministrado pelo Centro de Ensino de Ciências e Matemática de Minas Gerais. Tomamos como pressupostos básicos as idéias de: 1) as explicações científicas surgem e se desenvolvem enquanto espaço de investigação orientada; 2) nos processos de formação de professores é preciso estabelecer um espaço permanente de investigação e trocas de vivências entre eles acerca da implementação dessa metodologia em seu trabalho. Os resultados até aqui encontrados dão conta de que houve uma ampliação significativa no entendimento dos professores sobre o que é ensino por investigação e quanto às suas aproximações e diferenças com um ensino experimental ou baseado em atividades de investigação simples e ritualística.

Keywords : investigação; ensino de ciências; formação de professores..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )