SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Cultura Científico-Tecnológica na Educação BásicaO PROFESSOR COMO UM "LUGAR": UMA METÁFORA PARA A COMPREENSAO DA ATIVIDADE DOCENTE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

MUNFORD, Danusa  e  LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro e. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo?. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2007, vol.9, n.1, pp.72-89. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172007090107.

Este trabalho objetiva apresentar e discutir fundamentos teóricos e filosóficos do ensino por investigação, procurando abordar algumas concepções dessa abordagem que são consideradas pouco apropriadas. Essa perspectiva de ensino vem orientando um curso de pós-graduação lato senso, ministrado pelo Centro de Ensino de Ciências e Matemática de Minas Gerais. Tomamos como pressupostos básicos as idéias de: 1) as explicações científicas surgem e se desenvolvem enquanto espaço de investigação orientada; 2) nos processos de formação de professores é preciso estabelecer um espaço permanente de investigação e trocas de vivências entre eles acerca da implementação dessa metodologia em seu trabalho. Os resultados até aqui encontrados dão conta de que houve uma ampliação significativa no entendimento dos professores sobre o que é ensino por investigação e quanto às suas aproximações e diferenças com um ensino experimental ou baseado em atividades de investigação simples e ritualística.

Palavras-chave : investigação; ensino de ciências; formação de professores..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )