SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo?THE GENDER'S PAPERS ON SCIENCES DIDACTIC BOOKS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

ARRUDA, Sergio de Mello  and  BACCON, Ana Lucia Pereira. O PROFESSOR COMO UM "LUGAR": UMA METÁFORA PARA A COMPREENSAO DA ATIVIDADE DOCENTE. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2007, vol.9, n.1, pp.90-105. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172007090108.

O presente trabalho apresenta algumas reflexões a respeito da formação inicial de professores de Física, por meio da análise do impacto do estágio supervisionado, em particular a regência de classe, em estudantes da licenciatura em Física da Universidade Estadual de Londrina. A análise se centra principalmente nas impressões dos estagiários sobre as suas experiências como professores e sobre as atitudes do professor do colégio durante a regência de classe. Os dados se referem a três estagiários que realizaram a regência em um colégio central de Londrina. Para analisar a experiência, estamos utilizando a metáfora do "professor como um lugar", tendo como referencial teórico a Psicanálise, principalmente a lacaniana, em que o conceito de transferência surge como central para que se construa esse "lugar".

Keywords : formação inicial de professores de física; o professor como um lugar; psicanálise e ensino de ciências..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )