Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117
Abstract
ARRUDA, Sergio de Mello and BACCON, Ana Lucia Pereira. O PROFESSOR COMO UM "LUGAR": UMA METÁFORA PARA A COMPREENSAO DA ATIVIDADE DOCENTE. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2007, vol.9, n.1, pp.90-105. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172007090108.
O presente trabalho apresenta algumas reflexões a respeito da formação inicial de professores de Física, por meio da análise do impacto do estágio supervisionado, em particular a regência de classe, em estudantes da licenciatura em Física da Universidade Estadual de Londrina. A análise se centra principalmente nas impressões dos estagiários sobre as suas experiências como professores e sobre as atitudes do professor do colégio durante a regência de classe. Os dados se referem a três estagiários que realizaram a regência em um colégio central de Londrina. Para analisar a experiência, estamos utilizando a metáfora do "professor como um lugar", tendo como referencial teórico a Psicanálise, principalmente a lacaniana, em que o conceito de transferência surge como central para que se construa esse "lugar".
Keywords : formação inicial de professores de física; o professor como um lugar; psicanálise e ensino de ciências..