SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo?OS PAPÉIS DE GÊNERO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

ARRUDA, Sergio de Mello  y  BACCON, Ana Lucia Pereira. O PROFESSOR COMO UM "LUGAR": UMA METÁFORA PARA A COMPREENSAO DA ATIVIDADE DOCENTE. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2007, vol.9, n.1, pp.90-105. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172007090108.

O presente trabalho apresenta algumas reflexões a respeito da formação inicial de professores de Física, por meio da análise do impacto do estágio supervisionado, em particular a regência de classe, em estudantes da licenciatura em Física da Universidade Estadual de Londrina. A análise se centra principalmente nas impressões dos estagiários sobre as suas experiências como professores e sobre as atitudes do professor do colégio durante a regência de classe. Os dados se referem a três estagiários que realizaram a regência em um colégio central de Londrina. Para analisar a experiência, estamos utilizando a metáfora do "professor como um lugar", tendo como referencial teórico a Psicanálise, principalmente a lacaniana, em que o conceito de transferência surge como central para que se construa esse "lugar".

Palabras clave : formação inicial de professores de física; o professor como um lugar; psicanálise e ensino de ciências..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )