SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1THE TEACHER AS A "PLACE": A METAPHOR FOR UNDERSTANDING THE TEACHER ACTIVITYA methodological proposal to the teaching of pressure and pressure difference concepts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

MARTINS, Eliecília de Fátima  and  HOFFMANN, Zara. OS PAPÉIS DE GÊNERO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2007, vol.9, n.1, pp.106-120. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172007090109.

Este trabalho realiza uma leitura sobre as identidades de gênero nos livros didáticos de Ciências, da primeira fase do ensino fundamental, discutindo as invenções identitárias apresentadas. Analisa a divisão do mundo do homem e do mundo da mulher, buscando demonstrar como os discursos dessas obras reafirmam a matriz bipolar "masculino" e "feminino" nas relações de gênero. Descreve e problematiza o funcionamento das mensagens subliminares que procuram produzir identidades distintas entre homens e mulheres por meio de uma sexualização dos espaços doméstico e do mercado de trabalho. Em geral, os livros didáticos reproduzem uma separação espacial que captura homens e mulheres em territórios opostos, disponibilizando uma hierarquia sócio-econômica entre eles.

Keywords : gênero; livro didático; papéis sexuais..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )