SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1O PROFESSOR COMO UM "LUGAR": UMA METÁFORA PARA A COMPREENSAO DA ATIVIDADE DOCENTEUma proposta metodológica para o ensino dos conceitos de pressão e diferença de pressão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

MARTINS, Eliecília de Fátima  y  HOFFMANN, Zara. OS PAPÉIS DE GÊNERO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2007, vol.9, n.1, pp.106-120. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172007090109.

Este trabalho realiza uma leitura sobre as identidades de gênero nos livros didáticos de Ciências, da primeira fase do ensino fundamental, discutindo as invenções identitárias apresentadas. Analisa a divisão do mundo do homem e do mundo da mulher, buscando demonstrar como os discursos dessas obras reafirmam a matriz bipolar "masculino" e "feminino" nas relações de gênero. Descreve e problematiza o funcionamento das mensagens subliminares que procuram produzir identidades distintas entre homens e mulheres por meio de uma sexualização dos espaços doméstico e do mercado de trabalho. Em geral, os livros didáticos reproduzem uma separação espacial que captura homens e mulheres em territórios opostos, disponibilizando uma hierarquia sócio-econômica entre eles.

Palabras clave : gênero; livro didático; papéis sexuais..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )