Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117
Abstract
JUNIOR, Wilmo Ernesto Francisco. Uma proposta metodológica para o ensino dos conceitos de pressão e diferença de pressão. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2007, vol.9, n.1, pp.121-135. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172007090110.
O presente trabalho objetivou desenvolver, aplicar e avaliar uma proposta metodológica para o ensino qualitativo dos conceitos de pressão e diferença de pressão. Foram desenvolvidas duas atividades experimentais complementares, as quais foram debatidas em sala de aula com ênfase na produção escrita dos alunos. O estudo foi realizado numa escola pública da cidade de Araraquara-SP, sendo a coleta de dados efetuada por meio de observações e anotações dos estudantes. Os resultados, analisados à luz da teoria piagetiana da equilibração, mostraram que a estratégia desenvolvida foi motivadora e capaz de desencadear perturbações e auxiliar o desenvolvimento do processo de assimilação dos conceitos tratados. Além disso, os registros escritos demonstraram grande potencialidade para se perceber o nível de entendimento dos alunos.
Keywords : diferença de pressão; experimentação; Piaget..