SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1OS PAPÉIS DE GÊNERO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

JUNIOR, Wilmo Ernesto Francisco. Uma proposta metodológica para o ensino dos conceitos de pressão e diferença de pressão. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2007, vol.9, n.1, pp.121-135. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172007090110.

O presente trabalho objetivou desenvolver, aplicar e avaliar uma proposta metodológica para o ensino qualitativo dos conceitos de pressão e diferença de pressão. Foram desenvolvidas duas atividades experimentais complementares, as quais foram debatidas em sala de aula com ênfase na produção escrita dos alunos. O estudo foi realizado numa escola pública da cidade de Araraquara-SP, sendo a coleta de dados efetuada por meio de observações e anotações dos estudantes. Os resultados, analisados à luz da teoria piagetiana da equilibração, mostraram que a estratégia desenvolvida foi motivadora e capaz de desencadear perturbações e auxiliar o desenvolvimento do processo de assimilação dos conceitos tratados. Além disso, os registros escritos demonstraram grande potencialidade para se perceber o nível de entendimento dos alunos.

Palabras clave : diferença de pressão; experimentação; Piaget..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )