SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2A História da Ciência no ensino da Termodinâmica: um outro olhar sobre o ensino de FísicaEL EXPERIMENTO DEMOSTRATIVO EN LAS CLASES DE CIENCIAS NATURALES DE SECUNDARIA BÁSICA: UNA VARIANTE METODOLÓGICA PARA SU DESARROLLO Y PERFECCIONAMIENTO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

MEDEIROS, Zulmira  e  VENTURA, Paulo Cezar Santos. O conceito Cultura Tecnológica e um estudo no meio educacional. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2007, vol.9, n.2, pp.237-251. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172007090208.

Neste artigo apresenta-se, inicialmente, um breve estudo acerca das evoluções sociais e da sua relação com a tecnologia. Em seguida, a partir do conceito de cultura, trata-se das variações culturais no âmbito tecnológico, buscando-se analisar a relação entre o homem e a tecnologia como um processo de socialização e de apropriação. Num segundo momento, são apresentados alguns resultados de um estudo de caso que acompanhou a criação, implantação e utilização do portal da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Dentre os objetivos deste estudo destaca-se o interesse por se compreender a percepção do educador acerca desse espaço. Confirmando a hipótese inicial, percebeu-se que a utilização do portal de forma colaborativa e produtiva implica um processo de apropriação cultural.

Palavras-chave : cultura; tecnologia; cultura tecnológica..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )