SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2EL EXPERIMENTO DEMOSTRATIVO EN LAS CLASES DE CIENCIAS NATURALES DE SECUNDARIA BÁSICA: UNA VARIANTE METODOLÓGICA PARA SU DESARROLLO Y PERFECCIONAMIENTOO PERFIL EPISTEMOLÓGICO DO CONCEITO DE TEMPO A PARTIR DE SUA REPRESENTAÇÃO SOCIAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos. AS EMOÇÕES NAS INTERAÇÕES E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2007, vol.9, n.2, pp.151-161. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172007090202.

A teoria da aprendizagem significativa considera a educação como o conjunto de experiências cognitivas, afetivas e psicomotoras que contribuem para o desenvolvimento do estudante. As inter-relações entre significação e afetividade podem ser aprofundadas a partir de uma base teórica da psicologia neurocognitiva. Neste texto propomos alguns elementos teóricos para o aprofundamento e a consideração explícita da vertente emocional do conhecimento e da aprendizagem significativa, articulando a teoria educacional de Novak à abordagem neurobiológica de António Damásio.

Palabras clave : aprendizagem significativa; emoções e sentimentos..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )