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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

JUNIOR, Adahir Gonzaga da Silva; TENORIO, Alexandro Cardoso  y  BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega. O PERFIL EPISTEMOLÓGICO DO CONCEITO DE TEMPO A PARTIR DE SUA REPRESENTAÇÃO SOCIAL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2007, vol.9, n.2, pp.162-176. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172007090203.

O objetivo deste trabalho é identificar o Perfil Epistemológico da Representação Social sobre o conceito de tempo de licenciandos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Com relação ao Perfil, utilizamos a teoria de Bachelard e a epistemologia do tempo de Martins, enquanto na Representação Social foi usada a teoria de Moscovici. A metodologia utilizada neste trabalho foi baseada na Teoria do Núcleo Central de Abric. A análise do material permitiu apontar as características mais marcantes do núcleo central do perfil epistemológico do conceito de tempo, a partir da representação social dos licenciandos, em que percebemos indicativos do realismo ingênuo ao empirismo.

Palabras clave : perfil epistemológico; representação social do tempo..

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