SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2BIOLOGY AND CULTURE: MEANINGS SHAREDS IN MONTEIRO LOBATO'S LITERATURE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

ASSISI, Alice  and  TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl. DINÂMICA DISCURSIVA E O ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE ENSINO ENVOLVENDO O USO DE UM TEXTO ALTERNATIVO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2007, vol.9, n.2, pp.177-190. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172007090204.

Este artigo enfoca a análise da dinâmica discursiva entre alunos e professor mediados pelo uso de um texto alternativo intitulado "Nosso Universo", em aulas de Física, em uma sala de educação de jovens e adultos. Para tal, é destacado um episódio de ensino cuja abordagem centra-se na discussão de conceitos físicos. Os resultados evidenciaram que o referido texto mostrou-se potencialmente significativo para os alunos, aguçando a curiosidade e o interesse dos mesmos, que relacionaram os conteúdos abordados com os seus conhecimentos prévios. Esse fator vinculado ao papel mediador do professor, que assumiu uma postura dialógica, resultou na facilitação da aprendizagem significativa crítica por parte dos estudantes.

Keywords : ensino de física; leitura; argumentação..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )