SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2BIOLOGIA E CULTURA: SIGNIFICAÇÕES PARTILHADAS NA LITERATURA DE MONTEIRO LOBATO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

ASSISI, Alice  y  TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl. DINÂMICA DISCURSIVA E O ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE ENSINO ENVOLVENDO O USO DE UM TEXTO ALTERNATIVO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2007, vol.9, n.2, pp.177-190. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172007090204.

Este artigo enfoca a análise da dinâmica discursiva entre alunos e professor mediados pelo uso de um texto alternativo intitulado "Nosso Universo", em aulas de Física, em uma sala de educação de jovens e adultos. Para tal, é destacado um episódio de ensino cuja abordagem centra-se na discussão de conceitos físicos. Os resultados evidenciaram que o referido texto mostrou-se potencialmente significativo para os alunos, aguçando a curiosidade e o interesse dos mesmos, que relacionaram os conteúdos abordados com os seus conhecimentos prévios. Esse fator vinculado ao papel mediador do professor, que assumiu uma postura dialógica, resultou na facilitação da aprendizagem significativa crítica por parte dos estudantes.

Palabras clave : ensino de física; leitura; argumentação..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )