SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Discursive dynamic and the physics teaching: analysis of a teaching episode concerning an alternative text useOVERCOMING CONFLICTS IN THE CONSTRUCTION OF A COLLABORATIVE RESEARCH AT SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

CARVALHO, Fabiana Aparecida de. BIOLOGIA E CULTURA: SIGNIFICAÇÕES PARTILHADAS NA LITERATURA DE MONTEIRO LOBATO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2007, vol.9, n.2, pp.206-219. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172007090206.

A tessitura deste trabalho abarca a biologia como produção cultural e discute seus significados em passagens pela literatura de Monteiro Lobato, particularmente na obra "A Chave do Tamanho". Traços biológicos (situados segundo Derrida) como tamanho, evolução, mundo biológico se hidridizam e se mesclam a outros significados e apontam relações e significações que se dão entre espaços - diferenças - dos múltiplos conhecimentos. Discutem-se as relações de diferenças que se estabelecem entre a Literatura e Biologia - hibridizando-as - e a intensidade de narrativas que trazem traços de crenças, valores, interesses políticos no discurso científico e que são arrastados para a Literatura.

Keywords : biologia; produção cultural; literatura e Monteiro Lobato..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )