SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2DINÂMICA DISCURSIVA E O ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE ENSINO ENVOLVENDO O USO DE UM TEXTO ALTERNATIVOSUPERANDO CONFLITOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA PESQUISA COLABORATIVA NA ESCOLA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

CARVALHO, Fabiana Aparecida de. BIOLOGIA E CULTURA: SIGNIFICAÇÕES PARTILHADAS NA LITERATURA DE MONTEIRO LOBATO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2007, vol.9, n.2, pp.206-219. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172007090206.

A tessitura deste trabalho abarca a biologia como produção cultural e discute seus significados em passagens pela literatura de Monteiro Lobato, particularmente na obra "A Chave do Tamanho". Traços biológicos (situados segundo Derrida) como tamanho, evolução, mundo biológico se hidridizam e se mesclam a outros significados e apontam relações e significações que se dão entre espaços - diferenças - dos múltiplos conhecimentos. Discutem-se as relações de diferenças que se estabelecem entre a Literatura e Biologia - hibridizando-as - e a intensidade de narrativas que trazem traços de crenças, valores, interesses políticos no discurso científico e que são arrastados para a Literatura.

Palavras-chave : biologia; produção cultural; literatura e Monteiro Lobato..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )