SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2BIOLOGY AND CULTURE: MEANINGS SHAREDS IN MONTEIRO LOBATO'S LITERATUREEVALUATION OF THE PROFILE OF POTENTIALITES NECESSITIES CHILDRENS IN RESOLUTION OF MATHEMATICAL PROBLEMS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

ROSA-SILVA, Patrícia de Oliveira  and  LORENCINI JUNIOR, Alvaro. SUPERANDO CONFLITOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA PESQUISA COLABORATIVA NA ESCOLA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2007, vol.9, n.2, pp.220-236. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172007090207.

Este estudo enfoca a construção de uma parceria na formação continuada de uma professora de Ciências durante o desenvolvimento de uma pesquisa colaborativa. Analisa episódios de resistências e tensões, assim como ações e reações tanto da pesquisadora como da professora que foram capazes de ajustar e superar tais conflitos para consolidar a pesquisa. O processo de formação continuada envolveu uma estratégia de intervenção reflexiva, denominada autoscopia, simulando uma "sala de espelhos" (SCHÖN, 2000), que levou a professora a refletir sobre a sua prática educativa. Os resultados demonstram que a pesquisa colaborativa, centrada no diálogo e no companheirismo, foi mediadora na solução dos conflitos vivenciados no processo e favoreceu a tomada de decisões na consolidação de estratégias de formação continuada voltadas à professora.

Keywords : formação continuada; pesquisa colaborativa; reflexão sobre a prática..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )