SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2BIOLOGIA E CULTURA: SIGNIFICAÇÕES PARTILHADAS NA LITERATURA DE MONTEIRO LOBATOAVALIAÇÃO DO PERFIL DE POTENCIALIDADES E NECESSIDADES DE CRIANÇAS EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

ROSA-SILVA, Patrícia de Oliveira  y  LORENCINI JUNIOR, Alvaro. SUPERANDO CONFLITOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA PESQUISA COLABORATIVA NA ESCOLA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2007, vol.9, n.2, pp.220-236. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172007090207.

Este estudo enfoca a construção de uma parceria na formação continuada de uma professora de Ciências durante o desenvolvimento de uma pesquisa colaborativa. Analisa episódios de resistências e tensões, assim como ações e reações tanto da pesquisadora como da professora que foram capazes de ajustar e superar tais conflitos para consolidar a pesquisa. O processo de formação continuada envolveu uma estratégia de intervenção reflexiva, denominada autoscopia, simulando uma "sala de espelhos" (SCHÖN, 2000), que levou a professora a refletir sobre a sua prática educativa. Os resultados demonstram que a pesquisa colaborativa, centrada no diálogo e no companheirismo, foi mediadora na solução dos conflitos vivenciados no processo e favoreceu a tomada de decisões na consolidação de estratégias de formação continuada voltadas à professora.

Palabras clave : formação continuada; pesquisa colaborativa; reflexão sobre a prática..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )