SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2SUPERANDO CONFLITOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA PESQUISA COLABORATIVA NA ESCOLA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

MOURA, GRAZIELLA RIBEIRO SOARES. AVALIAÇÃO DO PERFIL DE POTENCIALIDADES E NECESSIDADES DE CRIANÇAS EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2007, vol.9, n.2, pp.264-273. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172007090210.

Este estudo teve como objetivo realizar uma avaliação do perfil de potencialidades e necessidades de crianças em idade escolar sobre resolução de problemas matemáticos, com o propósito posterior de direcionar um programa de intervenção que aprimore as condições de aprendizagem dessas crianças. O estudo foi realizado em uma escola particular do município de Bauru (São Paulo). Foram aplicados dois protocolos para medir as capacidades de 38 crianças com 10 anos de idade cursando a 4a série do ensino fundamental. O primeiro protocolo avaliou a resolução de problemas de matemática pelos estudantes e as dificuldades encontradas nesta tarefa. O segundo protocolo analisou as capacidades lingüísticas das crianças (leitura e compreensão de textos lingüísticos). Em seguida foi realizada uma análise deste material que possibilitou a identificação dos elementos presentes e ausentes necessários à prática de resolução de problemas, bem como uma correlação entre a compreensão de textos e a compreensão de enunciados matemáticos. Os resultados indicaram que compreender bem textos de natureza lingüística não significa compreender bem textos matemáticos. Percebeu-se também que o repertório para a resolução de problemas simples destes estudantes era bom, mas há necessidade de os professores utilizarem problemas diversificados e mais complexos em sala de aula.

Palavras-chave : educação; educação matemática; resolução de problemas matemáticos; avaliação..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )