SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Formação acadêmica em serviço: avanços, resistências e contradições de um grupo de professores de ciências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

SILVA, Osmar Henrique Moura da; NARDI, Roberto  y  LABURU, Carlos Eduardo. Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp.09-22. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172008100102.

O desenvolvimento de estratégias para o ensino de conceitos científicos por inspiração na filosofia da ciência tem sido objeto de vários estudos na área de Educação em Ciências. Com base em alguns desses trabalhos, esta pesquisa estrutura uma proposta de estratégia para o ensino de Física que inclui a Reconstrução Racional Didática (RRD) com visão filosófica implícita inspirada na epistemologia e reconstrução racional de Lakatos. A inclusão da RRD como um passo específico de uma estratégia de ensino lakatosiana tem a intenção de exemplificar situações racionais de comparação de teorias rivais e, com isso, preparar o aluno para posteriores debates entre concepções rivais alternativas e científicas de modo a auxiliar o aprendizado destas últimas.

Palabras clave : ensino de física; estratégias racionais de ensino; analogia; história e filosofia da ciência..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )