SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1A teaching strategy inspired in Lakatos with rationality instruction trough a rational didactical reconstructionCollective reading of a text of children literature in the school: some mediations thinking the science teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

CHAPANI, Daisi Teresinha. Formação acadêmica em serviço: avanços, resistências e contradições de um grupo de professores de ciências . Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp.23-38. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172008100103.

Com o propósito de colaborar no entendimento das relações estabelecidas entre a prática docente e os conhecimentos constituídos em processo de formação acadêmica em serviço, foi realizada, entre 2004 e 2006, uma pesquisa com um grupo de docentes participante de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os dados foram obtidos por meio de questionários, entrevistas e observações. Os resultados revelaram que o processo formativo teve grande impacto sobre seus freqüentadores. Tomando-se como referência os fundamentos teórico-metodológicos presentes no projeto do curso, notou-se que o grupo apresentou avanços, resistências e contradições e que a pretensão de formar professores reflexivos não foi plenamente alcançada visto que, em muitos aspectos, os docentes continuaram dependentes de uma fonte externa capaz de lhes oferecer conhecimentos prontos.

Keywords : formação docente; formação em serviço; professor reflexivo..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )