SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didáticaLEITURA COLETIVA DE UM TEXTO DE LITERATURA INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS MEDIAÇÕES PENSANDO O ENSINO DAS CIÊNCIAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

CHAPANI, Daisi Teresinha. Formação acadêmica em serviço: avanços, resistências e contradições de um grupo de professores de ciências . Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp.23-38. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172008100103.

Com o propósito de colaborar no entendimento das relações estabelecidas entre a prática docente e os conhecimentos constituídos em processo de formação acadêmica em serviço, foi realizada, entre 2004 e 2006, uma pesquisa com um grupo de docentes participante de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os dados foram obtidos por meio de questionários, entrevistas e observações. Os resultados revelaram que o processo formativo teve grande impacto sobre seus freqüentadores. Tomando-se como referência os fundamentos teórico-metodológicos presentes no projeto do curso, notou-se que o grupo apresentou avanços, resistências e contradições e que a pretensão de formar professores reflexivos não foi plenamente alcançada visto que, em muitos aspectos, os docentes continuaram dependentes de uma fonte externa capaz de lhes oferecer conhecimentos prontos.

Palabras clave : formação docente; formação em serviço; professor reflexivo..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )