SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Education in service: advances, resistance and contradictions of a group of teachers of scienceWhen the saying of a subject is object of research: contributions of Analysis of Discourse French to understand the speech of teachers in a position to interview author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

GIRALDELLI, Carla Giulia Corsi Moreira  and  ALMEIDA, Maria José P. M. de. LEITURA COLETIVA DE UM TEXTO DE LITERATURA INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS MEDIAÇÕES PENSANDO O ENSINO DAS CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp.39-54. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172008100104.

Analisamos o funcionamento de um texto de literatura infanto-juvenil, como mediador, no ensino de ciências naturais para crianças de nove a dez anos de idade numa classe de quarta série do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Campinas - SP. A leitura coletiva do texto narrativo foi proposta com o intuito de incentivar a curiosidade dos estudantes e contribuir para a construção de concepções pertinentes à área de Ciências de maneira prazerosa. A análise de falas das crianças ocorridas durante essa leitura e de textos por elas escritos após o término da atividade evidenciou mediações do texto, mediações criança-criança, e criança-professora pesquisadora. Pudemos notar que, além de prazerosa, a atividade desempenhou um papel significativo como instigadora de conhecimentos sistemáticos abstratos.

Keywords : ciências naturais; ensino fundamental; leitura..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )