SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Formação acadêmica em serviço: avanços, resistências e contradições de um grupo de professores de ciênciasQuando o dizer de um sujeito é objeto de pesquisa: contribuições da Análise do Discurso Francesa para a compreensão da fala de professores em situação de entrevista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

GIRALDELLI, Carla Giulia Corsi Moreira  y  ALMEIDA, Maria José P. M. de. LEITURA COLETIVA DE UM TEXTO DE LITERATURA INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS MEDIAÇÕES PENSANDO O ENSINO DAS CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp.39-54. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172008100104.

Analisamos o funcionamento de um texto de literatura infanto-juvenil, como mediador, no ensino de ciências naturais para crianças de nove a dez anos de idade numa classe de quarta série do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Campinas - SP. A leitura coletiva do texto narrativo foi proposta com o intuito de incentivar a curiosidade dos estudantes e contribuir para a construção de concepções pertinentes à área de Ciências de maneira prazerosa. A análise de falas das crianças ocorridas durante essa leitura e de textos por elas escritos após o término da atividade evidenciou mediações do texto, mediações criança-criança, e criança-professora pesquisadora. Pudemos notar que, além de prazerosa, a atividade desempenhou um papel significativo como instigadora de conhecimentos sistemáticos abstratos.

Palabras clave : ciências naturais; ensino fundamental; leitura..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )