SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Collective reading of a text of children literature in the school: some mediations thinking the science teachingSurvey of major problems of students using data of selection procedure author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

FLOR, Cristhiane Cunha  and  SOUZA, Suzani Cassiani de. Quando o dizer de um sujeito é objeto de pesquisa: contribuições da Análise do Discurso Francesa para a compreensão da fala de professores em situação de entrevista. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp.55-68. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172008100105.

No presente trabalho apresentamos algumas contribuições da Análise do Discurso Francesa para a compreensão da fala de professores em situação de entrevista. Para tanto, apresentamos um dos conceitos-chave da Análise do Discurso em funcionamento na interlocução com entrevistas feitas com professores: as condições de produção, que implicam em relações de sentido, relações de forças e mecanismos de antecipação. Trazemos também os conceitos de memória discursiva, não-dito e não transparência da linguagem articulados ao texto. Colocamos esses conceitos em funcionamento ao analisar uma situação de entrevista realizada com professores de ciências do ensino fundamental, onde estes falam sobre histórias de sucesso ao dar aulas de ciências e também sobre sua relação com os PCNs.

Keywords : análise do discurso; condições de produção; análise de entrevistas..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )