SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1LEITURA COLETIVA DE UM TEXTO DE LITERATURA INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS MEDIAÇÕES PENSANDO O ENSINO DAS CIÊNCIASLevantamento das principais dificuldades dos estudantes utilizando dados de processos seletivos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

FLOR, Cristhiane Cunha  y  SOUZA, Suzani Cassiani de. Quando o dizer de um sujeito é objeto de pesquisa: contribuições da Análise do Discurso Francesa para a compreensão da fala de professores em situação de entrevista. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp.55-68. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172008100105.

No presente trabalho apresentamos algumas contribuições da Análise do Discurso Francesa para a compreensão da fala de professores em situação de entrevista. Para tanto, apresentamos um dos conceitos-chave da Análise do Discurso em funcionamento na interlocução com entrevistas feitas com professores: as condições de produção, que implicam em relações de sentido, relações de forças e mecanismos de antecipação. Trazemos também os conceitos de memória discursiva, não-dito e não transparência da linguagem articulados ao texto. Colocamos esses conceitos em funcionamento ao analisar uma situação de entrevista realizada com professores de ciências do ensino fundamental, onde estes falam sobre histórias de sucesso ao dar aulas de ciências e também sobre sua relação com os PCNs.

Palabras clave : análise do discurso; condições de produção; análise de entrevistas..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )