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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
FLOR, Cristhiane Cunha y SOUZA, Suzani Cassiani de. Quando o dizer de um sujeito é objeto de pesquisa: contribuições da Análise do Discurso Francesa para a compreensão da fala de professores em situação de entrevista. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp.55-68. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172008100105.
No presente trabalho apresentamos algumas contribuições da Análise do Discurso Francesa para a compreensão da fala de professores em situação de entrevista. Para tanto, apresentamos um dos conceitos-chave da Análise do Discurso em funcionamento na interlocução com entrevistas feitas com professores: as condições de produção, que implicam em relações de sentido, relações de forças e mecanismos de antecipação. Trazemos também os conceitos de memória discursiva, não-dito e não transparência da linguagem articulados ao texto. Colocamos esses conceitos em funcionamento ao analisar uma situação de entrevista realizada com professores de ciências do ensino fundamental, onde estes falam sobre histórias de sucesso ao dar aulas de ciências e também sobre sua relação com os PCNs.
Palabras clave : análise do discurso; condições de produção; análise de entrevistas..